Título: GOVERNO E ONS ESTÃO CONFIANTES
Autor:
Fonte: O Globo, 15/01/2005, Economia, p. 23

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e o presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Mário Santos, garantem que estão sendo feitas obras significativas para reforçar ainda mais o setor de transmissão. Em um documento apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, o ministério lista 65 obras no segmento de transmissão de energia ¿ entre os projetos que serão licitados, os que começarão a ser construídos e os que entrarão em operação ¿ que consumirão nos próximos três anos R$8,446 bilhões em investimentos públicos e privados. Essas obras, num total de 11.003 quilômetros de fios interligando o sistema nacional, vão gerar 65,8 mil empregos.

Para Dilma, os investimentos têm como objetivo aumentar a confiabilidade operacional do sistema elétrico e elevar a capacidade de suprimento tanto de regiões metropolitanas com capacidade insuficiente ¿ como as de Espírito Santo, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ¿ quanto do Nordeste e das chamadas interligações regionais Sul-Sudeste e Norte-Sul.

Santos explicou que faz parte das responsabilidades do ONS apontar os locais onde podem existir problemas de atendimento de energia. O executivo garantiu que em função do Plano de Ampliações e Reforços (PAR) já estão sendo realizadas obras para resolver os problemas identificados que poderiam resultar em cortes de energia.

¿ Com as obras que estão em andamento, os números de possíveis ocorrências são bem menores do que os que constam no último PAR ¿ ressaltou Santos.

Esses pontos de risco no sistema de transmissão existem não apenas em função do atraso de obras, mas também por causa do crescimento do consumo, segundo o ONS.