Título: CUSTO DO CRÉDITO PODERÁ CAIR 30% COM CADASTRO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/01/2005, Economia, p. 26

Depois de um ano e meio de discussão, o governo deve apresentar em fevereiro ao Congresso o projeto de lei para a criação do Cadastro Positivo, uma lista nacional de consumidores considerados bons pagadores. A informação foi dada ontem pelo presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guilherme Afif Domingos, depois de reunião com secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa, na sede da entidade.

Segundo Afif Domingos, o novo sistema de informação permitirá a redução de até um terço do custo do crédito, já que lojas e instituições financeiras terão referências seguras para cobrar taxas menores de quem paga em dia:

¿ O spread bancário (diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada do consumidor) é muito alto porque 75% dele se referem às taxas de risco. Se baixarmos o risco, o juro também vai baixar.

Segundo o secretário de Política Econômica, por conter um histórico dos pagamentos efetuados pelo consumidor, a implantação do Cadastro Positivo vai beneficiar especialmente as famílias de baixa renda.

¿ Essas pessoas não têm garantias reais para oferecer e, com o cadastro, vão poder comprovar que são bons pagadores ¿ afirmou Lisboa.

O cadastro conterá ainda explicações sobre o motivo da inadimplência eventual dos bons pagadores. Para estas pessoas, ainda serão criadas faixas de desconto nos juros de acordo com o perfil do consumidor, como ocorre com os seguros de carro.

¿ Quem deixa de pagar uma única parcela porque perdeu o emprego não pode ter o mesmo tratamento de quem age de má-fé ¿ afirma Afif Domingos.

Ele diz ainda que depois de conversas que teve com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, está convencido de que o Cadastro Positivo terá prioridade na pauta do governo.