Título: EX-PREFEITO É ACUSADO DE DESVIAR 50%
Autor:
Fonte: O Globo, 19/01/2005, O País, p. 5

O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Sales, pediu ontem a prisão preventiva do ex-prefeito de Tacaimbó Paulo Gomes Ventura Chaves (PMDB), acusado de ter desviado mais da metade dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) destinados pelo governo federal à prefeitura.

O ex-prefeito foi denunciado junto com três assessores por fraude contra a lei de licitações. O acusado está em lugar desconhecido e vai precisar explicar onde aplicou cerca de R$1,5 milhão que desapareceu dos cofres públicos em 2004.

As contas de 2004 do ex-prefeito foram postas sob suspeita pelo Tribunal de Contas do estado durante o período eleitoral, quando todos os 184 municípios pernambucanos receberam visitas de auditores. Foram encontradas irregularidades em 20 deles e só quatro processos foram encaminhados ao Ministério Público.

O ex-prefeito, que exerceu dois mandatos consecutivos, não foi encontrado ontem pelo GLOBO. Esta não é a primeira vez que suas contas são questionadas. Ele já responde a três processos e é acusado de ter fraudado licitações.

Tacaimbó fica a 158 quilômetros de Recife, tem quase 13 mil habitantes e é um dos municípios mais pobres do Brasil. Pelo menos 51% da população com idade superior a 25 anos é analfabeta.

Procurador diz que caso deve servir de exemplo

Para o procurador Sales, o pedido de prisão pode intimidar a geração de prefeitos que acaba de assumir:

¿ É muito bom que este caso sirva de exemplo para que outros pensem duas vezes antes de dilapidar o patrimônio público ¿ disse ele ontem.