Título: GREENHALGH CONQUISTA PL E PPS, MAS PT NÃO SABE O QUE FAZER COM VIRGÍLIO
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 19/01/2005, O País, p. 8

A disputa pela presidência da Câmara acirrou-se ontem, com três dos quatro candidatos disputando espaço nos corredores do Congresso para distribuir seus cartazes. O PT, partido com a maior bancada, corre contra o tempo para tentar debelar a crise interna. O partido obteve ontem a declaração de apoio do PL ao candidato Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), mas ainda não sabe como lidar com a insubordinação de Virgílio Guimarães (MG) que deve fazer hoje o anúncio formal de sua candidatura avulsa, em evento que ocorrerá na Câmara.

As cúpulas do PT e o governo alegam que uma punição a Virgílio, além de transformá-lo em vítima, pode ser desastrosa para o governo. Além disso, não há segurança ainda da vitória de Greenhalgh no dia 14, já que o voto é secreto.

¿ Não estou discutindo punição ¿ afirmou ontem o presidente do PT, José Genoino. ¿ O PT não terá dois candidatos e não existe possibilidade de recuo da decisão da bancada. Vamos manter o apoio a Greenhalgh para o que der e vier.

Greenhalgh conversa com adversário histórico do PT

Greenhalgh manteve ontem reuniões de coordenação e contatos com deputados. Apelou até para adversários históricos do PT no Distrito Federal: encontrou-se com o presidente do PMDB local, Tadeu Felipelli, na residência do governador Joaquim Roriz.

Enquanto isso, 17 parlamentares adeptos de Virgílio almoçaram na casa do deputado João Leão (PL-BA) e vestiram camisas com o nome do mineiro. Nenhum petista, nem mesmo Virgílio, compareceu. Entre os presentes estava o líder do PPS, Júlio Delgado (MG). Ontem, no entanto, a executiva do PPS apoiou formalmente a candidatura de Greenhalgh.

¿ Falei com Virgílio hoje (ontem) e ele está firme. Não foi ao almoço porque toda campanha tem o momento de exposição e o de silêncio. Não tem mais volta ¿ disse o deputado Jovair Arantes (PTB-GO).

O deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) já anunciou que será candidato e o deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) lançou-se ontem candidato.