Título: Prefeitos do PT pedem desistência de Virgílio
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 21/01/2005, O País, p. 4

Os prefeitos petistas de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e de Contagem, Marília Campos, enviaram uma carta ao deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG), pedindo que ele desista de disputar a presidência da Câmara com o candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). Os dois prefeitos afirmam que os desafios do governo estão acima de qualquer outra questão.

Na carta, os dois prefeitos dizem que gostariam que o processo de sucessão do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), tivesse sido harmônico, o que infelizmente não aconteceu. ¿Nós, que somos militantes do Partido dos Trabalhadores, assim como você, gostaríamos que o processo de sucessão da presidência da Câmara dos Deputados tivesse transcorrido na mais perfeita harmonia. Não foi o que aconteceu¿, afirmam os prefeitos.

Pimentel e Marília dizem a Virgílio que é preciso respeitar a decisão da bancada e o princípio de que o partido com maior bancada indique o presidente. ¿Consideramos que a decisão mais sensata é garantir a unidade do PT. Os desafios do nosso governo estão acima de qualquer outra questão e nosso papel é somar na construção deste processo. Tomamos a liberdade de lhe pedir que evite disputar com o candidato do PT¿.

Pimentel foi a Brasília para conversar com Virgílio, mas voltou para Belo Horizonte sem conseguir falar com o petista mineiro. Como não conseguiu mais qualquer contato com Virgílio, Pimentel decidiu enviar a carta, assinada também por Marília.

Dissidente ignora manifesto a favor de Greenhalgh

Logo após o lançamento da sua candidatura à presidência da Câmara, anteontem em Brasília, Virgílio voltou a Belo Horizonte e participou de um encontro de prefeitos mineiros. Recebido com festas e gritos de ¿é presidente¿, ele disse desconhecer qualquer tipo de ameaça aos que apóiam a sua candidatura. Também desconsiderou o documento assinado por 87 dos 90 deputados do PT, a favor de Greenhalgh. Disse que o documento foi preparado antes do lançamento de sua candidatura.

Os petistas mineiros que apóiam a candidatura de Virgílio preparam uma reunião plenária amanhã para uma demonstração de apoio à candidatura dissidente.