Título: Partidos articulam para criar bloco
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 21/01/2005, O País, p. 4

Para tentar conseguir uma vaga na nova Mesa Diretora, PPS, PSB, PCdoB, PV e PDT estudam a formação de um bloco para entrar na disputa. Juntos, somam 68 deputados e, com a formação de um bloco partidário, teriam a terceira maior bancada da Câmara, atrás apenas de PT e PMDB.

Os integrantes desses partidos vão pressionar o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), a modificar a regra que considera, para efeito da eleição, o tamanho das bancada em fevereiro, quando será a eleição, e não em 15 de dezembro de 2004.

¿ A data foi fixada por João Paulo sem consultar ninguém, nem mesmo o colégio de líderes. Vamos lutar por outra data. Por exemplo, 14 de fevereiro, que deverá ser o parâmetro para a escolha das comissões permanentes da Casa ¿ afirmou o líder do PCdoB, deputado Renildo Calheiros (PE).

Presidente do PPS diz que é "fisiologismo da pior espécie¿

A formalização do bloco pode esbarrar na divisão interna no PPS. Embora o líder do PPS, deputado Júlio Delgado (MG), defenda o bloco, o presidente do partido, Roberto Freire (PE), rejeita a idéia com veemência, dizendo considerá-la fisiologismo. Freire criticou a formação de um bloco híbrido, com partidos governistas e independentes, e a preocupação de obter cargos.

¿ Isso é fisiologismo da pior espécie. Não estão criando um bloco para afirmar uma política, mas porque querem um carguinho a mais. Isso é um vexame e o PPS não irá participar disso ¿ afirmou Freire.

Delgado reagiu também irritado, afirmando que irá consultar a bancada ¿ e apenas ela ¿ antes da formalização do bloco, prevista para a próxima semana:

¿ Não tenho que ser patrulhado por ninguém enquanto tiver a confiança de minha bancada. Se a bancada decidir a favor do bloco, ele será formalizado.

Os cinco partidos estão divididos sobre quem apoiar para a presidência da Câmara. O PCdoB já formalizou apoio a Greenhalgh, mas os demais ainda irão discutir. Delgado apóia Virgílio, mas disse tratar-se de um apoio pessoal. Caso seja formado, o bloco vai se credenciar para indicar os presidentes de três comissões permanentes, além de um lugar na Mesa Diretora.