Título: Bornhausen acusa Lula de incompetência
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 21/01/2005, O País, p. 8

O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é incompetente. Segundo ele, Lula está em campanha para a reeleição desde o primeiro dia de governo e por isso o PFL não pode esperar para pôr nas ruas a pré-candidatura do prefeito do Rio Cesar Maia. Para Bornhausen, as viagens do prefeito não atrapalharão a administração da cidade pois, segundo ele, a internet permite que se administre à distância.

¿ Se os partidos de oposição ficarem sentados esperando 2006, vai se levar à reeleição de um incompetente, de um homem inexperiente que está governando o país aumentando tributos, aumentando juros. E nós vamos sofrer mais quatro anos ¿ afirmou o pefelista, depois de participar de evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Senador diz que presidente já trabalha por reeleição

Segundo o senador, é uma ilusão a concepção de antecipação de campanha.

¿ Desde o momento em que foi aprovada a emenda da reeleição, os mandatários do poder Executivo são candidatos imediatos à reeleição. O presidente Lula trabalha diariamente como candidato à reeleição ¿ disse o pefelista.

Sobre o pré-candidato do PFL, Bornhausen disse que Cesar não vai se ausentar da prefeitura para fazer campanha.

¿ Ele não está se ausentando. Dá tempo, tem os finais de tarde e os finais de semana (para a campanha). Além disso, pela internet você dirige qualquer coisa. Pergunte aos empresários aqui como a vida ficou mais fácil. Uma prefeitura organizada, bem administrada, não sofre com essas pequenas ausências. E o Brasil precisa neste momento ser esclarecido sobre este governo incompetente do presidente Lula ¿ disse Bornhausen.

PFL pode afastar Roseana se ela assumir um ministério

O presidente do PFL acusou o governo de atrapalhar o crescimento econômico aumentando juros e impostos. Por isso, está articulando a oposição à Medida Provisória 232, que eleva os tributos para prestadores de serviços. Segundo o senador catarinense, a oposição já tem votos suficientes para derrubar a medida no Congresso e conta com o apoio de partidos que integram o governo, como PTB e PMDB.

Bornhausen reiterou a intenção de afastar a senadora Roseana Sarney (PFL-MA) do partido caso ela realmente assuma um ministério no governo Lula.

¿ Quem quer as benesses do governo que vá para o governo ¿ ameaçou.