Título: Um foco de problemas
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 21/01/2005, O País, p. 10

No último dia 13, o Ministério Público anunciou a primeira condenação de ex-funcionários da entidade em São Paulo por crime de tortura. Dez funcionários foram condenados pelo juiz da 10 Vara Criminal de São Paulo. Em outro caso, 16 funcionários da Febem foram presos e mais sete estavam sob acusação de agredir menores na unidade da Febem de Vila Maria, Zona Norte.

Dois dias após o anúncio da condenação, a direção da Febem substituiu agentes na madrugada do dia 15, de surpresa. Foram incluídos 387 novos agentes de contenção nos complexos de Tatuapé, Vila Maria, Brás e Raposo Tavares (todos na Capital) e em Franco da Rocha, em substituição aos funcionários.

O secretário estadual de Justiça, Alexandre de Moraes, presidente da Febem, quer integrar 900 novos servidores. A Febem tem nove mil funcionários e 6.100 internos distribuídos em 38 unidades.

As denúncias de violência em unidades da Febem são um dos principais problemas da administração tucana em São Paulo e figuram freqüentemente nas listas de desrespeitos aos direitos humanos feitas por entidades internacionais.