Título: Lula conversa com Chávez sobre crise
Autor: Luiza Dame
Fonte: O Globo, 21/01/2005, O Mundo, p. 26
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu ontem o primeiro passo para reaproximar a Venezuela e a Colômbia, em atrito desde que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusou o país vizinho de ter capturado em seu território um líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Lula telefonou ontem para Chávez e, segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, sentiu que o presidente venezuelano está disposto a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para uma solução justa e rápida do incidente.
Lula também indicou o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, para conversar com Chávez sobre o assunto. Amanhã, Garcia estará em Caracas para tratar da viagem de Lula à Venezuela, no dia 14 de fevereiro, e aproveitará para discutir soluções para o atrito com a Colômbia.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, vai coordenar as ações do governo brasileiro para reaproximar os dois países. Ontem foi a segunda vez que Lula falou por telefone com Chávez sobre o assunto. Na semana passada, o presidente venezuelano telefonou para Lula e falou sobre o incidente com a Colômbia.
Anteontem, em Leticia, cidade colombiana na fronteira com o Brasil, Lula conversou sobre o atrito com o presidente Alvaro Uribe. Segundo Singer, depois de ouvir as ponderações do presidente colombiano, Lula constatou que ele também está disposto a resolver a tensão entre os dois países.
¿ O governo brasileiro, na medida em que os presidentes da Colômbia e da Venezuela tomaram a iniciativa de tocar no assunto com o presidente Lula, entendeu que deveria agir para facilitar a reaproximação dos dois países ¿ disse Singer.
Segundo o porta-voz, o presidente Lula vem acompanhando com preocupação as dificuldades recentes nas relações entre Venezuela e Colômbia.