Título: SOLUÇÃO PARA A VARIG SAI NESTE TRIMESTRE, DIZ ALENCAR
Autor:
Fonte: O Globo, 19/01/2005, Economia, p. 27

A solução para a crise da Varig sairá ainda neste trimestre, garantiu ontem o vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, depois de presidir reunião do Conselho de Administração da Infraero. A afirmação foi feita depois de o presidente da estatal, Carlos Wilson, ter dito que o governo terá que buscar uma saída para o problema da companhia num prazo máximo de três meses. Para Wilson, a situação financeira da Varig vai se agravar na baixa temporada, a partir do meio de fevereiro.

¿ Muito antes de três meses, teremos uma solução para a Varig ¿ afirmou Alencar.

Ontem, a Varig anunciou que contratou o Unibanco para fazer a assessoria estratégica e financeira de sua reestruturação. Segundo a Varig, outros consultores poderão ser contratados sob a liderança do Unibanco.

Segundos fontes envolvidas nas negociações, há um grupo de empresários brasileiros interessados em comprar a Varig, com financiamento externo. Esse grupo já teria feito contato com o Departamento de Aviação Civil (DAC). O assunto deve ser discutido hoje entre Alencar e o comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai convocar, na quinta-feira da próxima semana, representantes da TAM e da Varig para pedir explicações. Quase dois anos após a autorização para o compartilhamento de vôos, as empresas têm tido ganhos, mas não apresentaram proposta de criar uma terceira empresa para gerir o programa.

Segundo técnicos do governo, há uma preocupação com os riscos do compartilhamento. Segundo estudo da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), as duas empresas combinaram a retirada de vôos lucrativos do mercado, indício de formação de cartel.

Em fevereiro, as tarifas de embarques domésticos vão subir cerca de 26%. O reajuste foi publicado ontem no Diário Oficial. No aeroporto Santos Dumont (RJ), o valor subirá de R$7,20 para R$9,08.