Título: Americanos ainda estão divididos sobre Bush
Autor:
Fonte: O Globo, 19/01/2005, O Mundo, p. 30

George W. Bush começará seu segundo período na Presidência sem um mandato claro para liderar a nação, com alta taxa de desaprovação à sua política para o Iraque e com a população americana mostrando ao mesmo tempo esperança e dúvida sobre sua liderança, em questões que vão dominar a agenda, revela uma pesquisa ¿Washington Post¿/ABC News.

Feita às vésperas da posse, marcada para amanhã, a pesquisa detectou novos sinais de que o país começou a se recompor desde que Bush derrotou o senador John Kerry há dois meses. Mas encontrou os americanos tão divididos hoje quanto há quatro anos sobre se Bush ou os democratas no Congresso devem estabelecer a direção que o país tomará.

Menos da metade dos entrevistados, 45%, disse preferir que o país siga o rumo que Bush quer tomar, enquanto 39% acham que os democratas deveriam mostrar o caminho. No início do primeiro mandato, após a confusa eleição de 2000, 46% dos americanos disseram que preferiam que Bush assumisse a liderança, contra 36%.

Iraque e terrorismo como prioridades

Olhando adiante, a maioria dos americanos ¿ 55% ¿ espera que Bush faça um trabalho melhor como presidente nos próximos quatro anos do que fez em seu primeiro mandato ¿ proporção semelhante registrada em relação a Bill Clinton no início de seu segundo mandato.

O Iraque e o terrorismo, mais do que previdência social, são os temas nos quais a população quer que Bush se concentre agora. Mais de seis em cada dez americanos consideram a situação no Iraque a maior prioridade para Bush e o Congresso. E mais da metade diz que a guerra ao terror deve ser prioridade.

Bush disse semana passada que a eleição de 2004 foi o momento para julgar as decisões que ele tomou sobre o Iraque. No entanto, a pesquisa mostra que 58% desaprovam a maneira como ele lida com a situação, contra 40%; e 44% dizem que a guerra valeu a pena.