Título: CRÍTICAS AO BOLSA FAMÍLIA
Autor:
Fonte: O Globo, 20/01/2005, O País, p. 10

Os pais ouvidos na pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) cobraram mais rigor do governo na fiscalização das contrapartidas exigidas dos beneficiados em programas de transferência de renda como o Bolsa Família. O estudo concluiu que, entre a população das classes D e E, os programas são vistos com entusiasmo, enquanto nas classes B e C, a idéia predominante é que são meramente assistencialistas e deveriam ser substituídos por investimentos em educação.

Os pais criticaram casos de ¿uso político, fraudes e corrupção¿ constatados em programas de transferência de renda, notadamente o Bolsa Família e o extinto Bolsa Escola.

A pesquisa mostra também que o trabalho infantil não é visto necessariamente como algo negativo entre os pais de alunos da rede pública. À exceção de tarefas e funções degradantes ou de risco, os pais demonstraram ¿variadas gradações de aceitação e compreensão, sem nenhuma condenação explícita¿ ao trabalho dos filhos durante sua época como estudantes. Segundo o Inep, os pais ¿acreditam que o trabalho ajuda o crescimento e o amadurecimento dos jovens e adolescentes¿.