Título: MUNDO DESAPROVA REELEIÇÃO DE BUSH
Autor:
Fonte: O Globo, 20/01/2005, O Mundo, p. 40
Por mais dinheiro que esteja gastando em sua posse, o presidente George W. Bush não está impressionando o resto do mundo. Em pesquisa encomendada pela BBC, com 21.953 pessoas em 21 países, 58% dos entrevistados afirmaram que a reeleição de Bush fez do mundo um lugar mais perigoso. No Brasil, 78% das pessoas ouvidas pela empresa GlobeScan consideraram a vitória de Bush negativa para a segurança mundial, percentual menor apenas que os de Turquia (82%) e Argentina (79%).
A reeleição de Bush só foi bem recebida em Polônia, Índia e Filipinas. No Reino Unido só 29% consideram que o segundo mandato seja bom para a paz mundial. No total, 47% disseram considerar a influência americana altamente negativa para a segurança mundial, contra 38%. A pesquisa também constatou o crescimento do antiamericanismo. Na Turquia, único país muçulmano a integrar a OTAN, 72% afirmaram que sua opinião sobre os americanos piorou. No Brasil, a proporção negativa foi de 51% contra 42%.
¿ Sentimentos negativos em relação a Bush permeiam também americanos que o reelegeram, e o quadro é preocupante para os EUA ¿ disse Steven Kull, diretor da organização Program on International Policy Atitudes, que auxiliou a GlobeScan.
A opinião global também foi negativa para os EUA em relação ao Iraque. Nenhum dos 21 países ouvidos mostrou-se a favor do envio de tropas ao país, com Itália, Reino Unido e Polônia, que têm soldados no Iraque, registrando índices de desaprovação de pelo menos 60%. Pesquisadores alertaram para altos índices de rejeição a Bush na América Latina. Além de Brasil e Argentina, Chile e México registraram 62% e 58% de insatisfação.