Título: `A GENTE TEM QUE CUMPRIR A LEI¿, DIZ PRESIDENTE
Autor:
Fonte: O Globo, 22/01/2005, O País, p. 4

Ao discursar para os sem-terra, no acampamento que leva o seu nome, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou a legislação brasileira pela lentidão da reforma agrária, mas frisou que é preciso cumprir a lei. Segundo Lula, para cada dez desapropriações assinadas, surgem no dia seguinte dez recursos no STF de proprietários questionando as ações do Incra.

¿ É sempre a mesma coisa, mas a gente tem que cumprir a lei ¿ afirmou.

Muito assediado pelos sem-terra, Lula distribuiu autógrafos, abraçou trabalhadores rurais, pegou uma criança no colo e recebeu de presente uma cesta com frutas. Ouviu também alguns repentes entoados pelo sem-terra como ¿Cabacinha do Lulão¿, além de palavras de ordem contra a fábrica da Veracel.

Lula assume compromisso de assentar as 850 famílias

O presidente elogiou o MST e disse que o movimento defende uma causa nobre e faz parte da história do povo trabalhador brasileiro e da política nacional. O presidente afirmou ter determinado ao presidente do Incra, Rolf Hackbart, que assente as 850 famílias do acampamento até junho.

¿ Eu assumo o compromisso de voltar aqui em julho para comemorar com vocês a conquista da cidadania e de uma vida digna com cada família tirando o sustento do seu trabalho.

O presidente afirmou que já existem muitas terras desapropriadas, no estado, para essa finalidade.

¿ Eu não seria um ser humano se mentisse para essas crianças que estão aqui. Se assumi esse compromisso, vocês podem esperar.