Título: LÍDER DO PT COORDENA ATO DE APOIO A VIRGÍLIO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/01/2005, O País, p. 10

Deputados federais e estaduais de diversos partidos, além de prefeitos e empresários, são esperados hoje à tarde para o ato de apoio à candidatura do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) à presidência da Câmara dos Deputados. Um dos coordenadores do movimento de Minas em apoio a Virgílio, que será lançado no ginásio Marista Hall, é o líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Rogério Correia.

O primeiro compromisso de Virgílio, ao chegar ao local, será conversar com jornalistas e depois com os que apóiam a sua candidatura. Ele tem evitado conversar com alguns petistas mineiros que não concordam com a sua candidatura, como o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Devido a esta resistência, Pimentel enviou uma carta a Virgílio na qual ele e a prefeita de Contagem, Marília Campos, pedem que Virgílio desista da disputa.

Outro que decidiu também se manifestar foi o presidente municipal do PT, deputado estadual Roberto Carvalho, que chegou a declarar que mesmo sem querer Virgílio está ajudando os que querem prejudicar o governo Lula, com o lançamento da candidatura avulsa. Além disso, Carvalho reclama que o parlamentar petista não quis resolver a questão internamente, preferindo buscar o apoio fora do partido.

Já o candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), visitou ontem três cidades em campanha. Ele afirmou acreditar que a eleição será decidida a seu favor ainda em primeiro turno. Ontem, ele saiu de Cuiabá (MT) e passou por Campo Grande (MS) e Florianópolis (SC) em campanha atrás dos votos das bancadas estaduais.

¿ É possível vencer em primeiro turno. Todo nosso trabalho de campanha foi pensando nisso, e é onde vamos chegar ¿ disse Greenhalgh, depois de reunião na Assembléia Legislativa do Estado.

O deputado minimizou a importância das listas que circulam pela Câmara e indicam o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) como o preferido pela maior parte dos parlamentares.

¿ Se fôssemos considerar todas as listas que circulam por aí, cada candidato teria mais de mil votos ¿ ironizou.

Greenhalgh também aproveitou para alfinetar os dissidentes:

¿ O deputado que quer se desmoralizar na Câmara é aquele que não cumpre acordos.

Greenhalgh encontra-se com governador Luiz Henrique

Em Florianópolis, acompanhado do deputado Professor Luizinho (PT-SP) e do tesoureiro do PT, Delúbio Soares, Greenhalgh teve um encontro com o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Na esteira do encontro, pelo menos um voto peemedebista foi declarado, o do deputado João Mattos.

À noite foi programado um jantar para o qual foram convidados todos os 16 deputados federais catarinenses, dos quais nove eram esperados. No jantar, a equipe de convencimento dos deputados ganharia o reforço do atual presidente da Câmara, João Paulo Cunha. Hoje, Greenhalgh segue em campanha para Curitiba e, na segunda-feira, tenta conquistar votos em Vitória.