Título: CONFLITOS DE GERAÇÕES NUM CLÁSSICO DO CINEMA
Autor:
Fonte: O Globo, 23/01/2005, Rio, p. 23

No próximo domingo, quem comprar O GLOBO nas bancas levará junto um verdadeiro clássico do cinema contemporâneo: ¿Sociedade dos poetas mortos¿, próximo DVD da coleção O Bonequinho Viu.

O filme tem grife: é dirigido pelo australiano Peter Weir (o mesmo de ¿Gallipoli¿, ¿A testemunha¿ e ¿O show de Truman¿, além do recente ¿Mestre dos mares¿). Weir é um especialista em histórias tensas sobre choque de culturas. Aqui, ele exercita essa capacidade dentro de um ambiente familiar a todos os tipos de público, o dos conflitos entre gerações.

¿Sociedade dos poetas mortos¿ se passa numa escola secundária cujo prestígio é tão sólido quanto é rígida sua filosofia de ensino. Lugar tradicional, cuja fama é a de preparar ¿homens sérios¿, que dali sairão capacitados a ingressarem em prestigiosas universidades e se formarem médicos, engenheiros, advogados etc.

Professor de espírito livre inspira a criatividade

Nesse território hostil à criatividade (vista como indisciplina), uma turma de alunos tem a chance de conhecer um professor de literatura cuja filosofia vai contra tudo o que a escola prega. John Keating, vivido por Robin Williams (na época ¿ 1989 ¿ visto por muitos como apenas um comediante), é um espírito livre, e incentiva os alunos a também o serem. É nas suas aulas que estudantes descobrem ter vocação para a vida artística.

Filme ganhou o Oscar de roteiro e concorreu a outros

É claro que essa descoberta não se dará sem gerar contratempos. A incerteza de uma vida de ator, músico ou poeta não foi o que os pais de alunos como os interpretados por Josh Charles, Robert Sean Leonard e Ethan Hawke (então um garoto de 19 anos) planejaram para os filhos. E esse conflito é o tema de ¿Sociedade dos poetas mortos¿, e o que o torna uma pancada emocional.

Indicado para os Oscars de melhor filme, direção e ator, a produção ganhou apenas o de roteiro original, de autoria de Tom Schulman, curiosamente um nome de pouca importância na indústria cinematográfica, que tem nesse seu único filme de maior vulto. Mas ¿Sociedade dos poetas mortos¿ permanece na memória de quem o viu com grande força.