Título: `O BRASIL TAMBÉM TEM INTOCÁVEIS¿
Autor:
Fonte: O Globo, 24/01/2005, Economia, p. 17
Os intocáveis, como são chamados os párias indianos sem casta, os dalits, não são apenas 250 milhões na Índia. Eles estão por todo o mundo, inclusive no Brasil, onde podem ser vistos nas figuras dos sem-terra, dos índios e dos negros. Assim Ashok Bharti, coordenador da Conferência Nacional de Organizações Dalit e membro do Comitê Indiano no Fórum Social Mundial, que começa na quarta-feira em Porto Alegre, paralelamente ao Fórum de Davos, analisa o crescimento dos excluídos. Na Índia, os párias são considerados inferiores e não têm acesso a direitos básicos como saúde e educação. A palavra dalit significa algo como pisoteado.
Mais de 50 mil ¿dalits¿ foram ao Fórum da Índia em 2004. Quantos virão ao Brasil?
ASHOK BHARTI: Creio que apenas dez. Os custos da viagem são muito altos para nós. Marcaremos nossa presença pelo fato de termos conseguido levar a Porto Alegre o Fórum Mundial da Dignidade, criado por nós no Fórum em Mumbai.
Como o Fórum Social Mundial chega ao Brasil, depois desse mergulho na Índia?
BHARTI: A dimensão social foi completamente modificada. Agora as pessoas comuns têm muito mais formas de participação e de envolvimento.
Sem figuras de grande expressão, que não vêm mais ao FSM, e de teóricos como Noam Chomsky, como fica o movimento anti-Davos?
BHARTI: É claro que, sem intelectuais, poderia ficar um grande buraco nos movimentos. Mas não é caso. Sem população, ficaria um buraco ainda maior para o momento que o Fórum Social vive. Esta mudança é um processo de fortalecimento. O exercício do que os intelectuais já falaram passa a ser feito agora pela própria população.
O que mudou para os ¿dalits¿ depois do Fórum na Índia?
BHARTI: Os dalits estão muito mais organizados em sua luta. Em 5 de dezembro, dia da luta nacional dos dalits, tivemos uma presença recorde na manifestação, com mais de 150 mil pessoas. O movimento ganhou solidariedade internacional. Ficou claro para o mundo que o dalit, o intocável, é o discriminado de sempre em todo o mundo: o sem-terra, o negro, o quilombola brasileiro. Todos estes são intocáveis, o Brasil também tem seus intocáveis. Vimos que a luta do intocável, do pária, é a luta da maioria dos que habitam o mundo: pobres, sem-terra, negros. No Fórum, vamos mostrar a união com os dalits de outros lugares, como os sem-terra e todos os outros excluídos do mundo.
A maioria dos párias ainda crê na idéia de que são intocáveis porque pagam um carma de terem sido maus em vidas passadas. Isso mudou?
BHARTI: Hoje 75% dos dalits têm consciência política. Estamos nos tornando uma força muito grande, de mais de 200 milhões na Índia. Nossa idéia é que dignidade não é negociável e que não faz sentido viver a vida sem dignidade, sendo excluído, intocável.