Título: Escolhidos tiveram média 61 no Enem
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 26/01/2005, O País, p. 3

O ministro da Educação, Tarso Genro, informou que os 107 mil estudantes pré-selecionados no ProUni alcançaram nota média de 61 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado está acima da média geral nas últimas edições do exame, sendo 13% mais alto até mesmo do que a média de 54 pontos obtida pelos alunos da rede privada.

¿ Isso desmente a visão preconceituosa de que os alunos do ProUni iriam desqualificar a universidade privada ¿ disse Tarso.

O ministro repetiu diversas vezes que o bom desempenho dos estudantes no ProUni combatia o preconceito contra alunos pobres. Para ter direito a uma bolsa, os candidatos devem ter cursado o ensino médio na rede pública ou, caso tenha estudado em escola particular, deveria ter bolsa integral.

Ao destacar o bom desempenho no Enem dos pré-selecionados para o ProUni, Tarso lembrou que outros 109 mil candidatos tiraram nota acima de 45 pontos, mas foram excluídos por falta de vaga nos cursos que pleiteavam:

¿ São estudantes que teriam toda a condição de freqüentar cursos no ensino superior. O que lhes falta é renda para pagar as mensalidades.

O ministro disse ainda que os pré-selecionados vão ajudar a elevar o nível das instituições de ensino particular. Segundo ele, isso desmonta o argumento de que o acesso de estudantes pobres ou beneficiados pelo sistema de cotas baixaria o nível acadêmico das instituições de ensino:

¿ Não estamos revidando (a críticas ao ProUni e à política de cotas). Mas os dados do ProUni nos ajudam a demonstrar que uma política republicana não pode ser preconceituosa.