Título: Tsunamis: 280 mil mortos ou desaparecidos
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2005, O Mundo, p. 30
Já chega a mais de 280 mil o número de mortos ou desaparecidos após o terremoto e as tsunamis que em 26 de dezembro arrasaram o litoral do sul e sudeste da Ásia. O total foi divulgado após a Indonésia liberar um novo balanço de vítimas. No norte da ilha de Sumatra, perto do epicentro do tremor que gerou as ondas gigantes, pelo menos 228.429 pessoas morreram ou estão desaparecidas.
Segundo o Ministério da Saúde indonésio, 95.992 corpos já foram encontrados, enquanto 132.172 pessoas constam na lista de desaparecidos. Muitas delas estão presumivelmente mortas, mas o ministério ressaltou que um número indeterminado pode estar vivo, em abrigos temporários.
¿ De agora em diante, o Ministério da Saúde somente anunciará as mortes confirmadas ¿ informou um médico.
A província de Aceh, em Sumatra, sofreu ontem um novo terremoto, desta vez de 5,6 graus na escala Richter. O tremor ocorreu às 16h50m (hora local) e durou dez segundos. Seu epicentro foi sob o oceano, a 70 quilômetros a sudoeste da cidade de Banda Aceh. Para causar uma tsunami, o tremor precisaria alcançar 6,5 graus.
Brasil com dificuldades para enviar doações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de enviar militares à Ásia para ajudar os países atingidos pelas tsunamis. Inicialmente, o governo tinha pensado em enviar especialistas do Batalhão de Engenharia do Exército, além de aviões e helicópteros. Mas, segundo integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o presidente considerou que a medida não é mais necessária.
Nos próximos dias serão realizados três vôos para o Sri Lanka, levando 180 toneladas de alimentos e remédios. As demais doações serão enviadas por mar. Em Santos, o governo conseguiu embarcar num navio privado um contêiner com carne doada por um frigorífico.
O presidente se reuniu anteontem com os ministros Jorge Armando Félix (GSI); José Alencar (Defesa); e Celso Amorim (Relações Exteriores) para discutir a ajuda humanitária. Já foram arrecadadas mais de 600 toneladas de água potável, medicamentos e alimentos.