Título: EMPREGADOS DE FAZENDA SÃO SOLTOS POR SEM-TERRA
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2005, O País, p. 4
Sem-terra ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) libertaram ontem os dois funcionários da fazenda Pampulha, em Canaã dos Carajás, no Sudoeste do Pará, que eram mantidos reféns desde quarta-feira da semana passada. Três sem-terra foram presos pela polícia de Canaã dos Carajás, sob a acusação de seqüestro e cárcere privado. Entre os presos, Raimundo Nonato Silva, líder do assentamento montado dentro da fazenda que pertence a Célio Leonardo Boaventura.
O tratorista Carlos Couto e o operador de motosserra Sebastião Silva foram capturados pelos sem-terra quando desmatavam uma área para pasto que, segundo os agricultores, era um pomar, única fonte de alimentos dos sem-terra.
Os funcionários foram amarrados dentro de um barraco. Os sem-terra destruíram os equipamentos dos funcionários e os levaram à força para o acampamento.
Acampamento tem 700 famílias de sem-terra
A libertação dos funcionários foi intermediada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Fetagri, Ibama e policiais civis e militares. No acampamento montado pelos sem-terra na fazenda estão alojadas 700 famílias. A fazenda é alvo de litígio desde 1983. Segundo a Fetagri, as terras são da União.
¿ Nós temos um acordo com o Incra para a desapropriação dessa área que nunca foi cumprido. Esse local já foi destinado há muitos anos para a reforma agrária, mas essa decisão não foi respeitada ¿ afirmou Raimundo Nonato Silva, antes de ser preso.