Título: `GOVERNAR É PARA TODOS¿
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2005, O País, p. 5

Às vésperas do início do Fórum Social Mundial, onde discursará na quinta-feira, em Porto Alegre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que mantém a mesma visão dos problemas sociais e que voltará às suas origens quando deixar o cargo. Mas frisou que o presidente precisa governar para todos os brasileiros e não só para aliados.

¿ Tenho nítido na minha cabeça que eu, quando terminar o mandato, vou voltar para São Bernardo. Vou ficar a 600 metros do Sindicato dos Metalúrgicos, onde tudo começou na minha vida. Vou conviver com os sem-terra, com os movimentos sociais que são a base da minha formação política, que são a minha origem ¿ disse Lula, em seu programa quinzenal de rádio, ¿Café com o presidente¿.

Lula respondeu de forma indireta aos que acusam o governo de ter se afastado dos compromissos históricos do PT com os movimentos sociais.

¿ Embora eu esteja presidente, tenho a mesma visão que tinha antes de ser presidente, sobre o mundo real. Quando chego ao acampamento dos sem-terra e vejo centenas de pessoas pobres que estão há dois anos embaixo de um barraco de lona preta e continuam com o mesmo discurso de esperança que tinham dez anos atrás, sou obrigado a reconhecer: o presidente da República precisa receber todo mundo, precisa governar para todos, a gente não pode esquecer quem é mais companheiro ou menos companheiro.