Título: INSS RECADASTRA A PARTIR DE FEVEREIRO
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2005, O País, p. 8
O ministro da Previdência Social, Amir Lando, disse ontem que o recadastramento dos aposentados deve começar a partir de 15 de fevereiro, quando terminar o cruzamento de informações dos sistemas do INSS com vários bancos de dados, como os da Justiça Eleitoral, do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos bancos.
De acordo com o ministro, o cruzamento de dados é fundamental para identificar fraudes e levantar benefícios suspeitos de irregularidades. Os idosos só serão chamados aos postos da Previdência para atualização de dados quando acabar a primeira fase do trabalho, o que ocorrerá depois de 15 de fevereiro, mas ainda sem data certa.
¿ Não vai haver filas, tumulto ou atropelo. Não haverá humilhação dos aposentados, nem pressão psicológica ¿ garantiu Lando, que participou das comemorações do Dia do Aposentado, promovido pelo Sindicato Nacional dos Aposentados.
O ministro garantiu que, na prática, o recadastramento já começou.
¿ Estamos buscando todas as bases de dados. A que está faltando é a do Superior Tribunal Eleitoral. Até o dia 15 fazemos o cruzamento. Aí, com os dados cruzados, nós vamos ter quantificado o número de problemas. Aí, vamos ter uma dimensão exata do tempo necessário para percorrer todos os casos ¿ explicou.
Sem saber ainda quais serão os passos a serem tomados para chegar às fraudes, o ministro da Previdência não quer prever quando o recadastramento deve terminar.
¿ É claro que queremos terminar. Mas eu não quero dizer assim: até aquela data.
As fraudes, segundo ele, são o principal motivo do recadastramento. No Rio, o INSS já sabe a dimensão do problema.
¿ No Rio, a força-tarefa fez um exame e chegou à conclusão de que 11% dos benefícios eram fraudulentos, mas representando 23% dos recursos. Significa que os benefícios que são fraudados são os mais elevados.
Isso equivale a cerca de 248 mil aposentadorias, pensões e auxílios (do um total de 2,25 milhões de benefícios mantidos no estado) e significa que a União pode estar gastando R$295 milhões a mais por mês (de um total de R$1,28 bilhão).