Título: CARNE DE SOL, TUTU À MINEIRA E FUTEBOL
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2005, Economia, p. 19

O almoço oferecido no Itamaraty pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao espanhol José Luis Rodríguez Zapatero foi uma sessão de afagos mútuos. No brinde, Zapatero exaltou a facilidade que Brasil e Espanha têm de se relacionar.

¿ A Espanha gosta do Brasil e o Brasil gosta da Espanha ¿ discursou Zapatero, para quem o Brasil é um país de grandes possibilidades, cuja voz ¿vai ecoar pelo mundo¿.

¿ Sob o governo de Zapatero, a Espanha vai ser um país do futuro ¿ devolveu Lula.

O farto cardápio incluiu a nordestina carne de sol na manteiga de garrafa, além de tucunaré assado, lombinho de porco, tutu à mineira e camarão pitu à baiana. Para beber, vinho brasileiro.

Logo na chegada ao Itamaraty, Lula e Zapatero visitaram uma exposição de fotografias do jogo entre as seleções do Brasil e Haiti, em Porto Príncipe, a capital do país caribenho.

O futebol também esteve presente no encontro de Zapatero com o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, que pediu para as relações entre Brasil e Espanha irem além da exportação de craques do futebol, como o ¿fenômeno¿ Ronaldo, do Real Madri, e Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona.

¿ Nós dissemos que não queremos apenas exportar bons jogadores, mas também aprofundar nossas relações comerciais, culturais e políticas com a Espanha. Falamos também que o Brasil e a Espanha passam por um momento renovador na política e isso possibilita uma equação melhor dos nossos interesses. A relação do Mercosul com a Europa começa a crescer e se consolidar, e a Espanha pode ajudar muito nisso ¿ afirmou João Paulo.