Título: PACTO MERCOSUL-UE TERÁ URGÊNCIA, DIZ ZAPATERO
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2005, Economia, p. 19

A Espanha vai trabalhar para que as negociações do acordo entre União Européia (UE) e Mercosul sejam concluídas o mais rapidamente possível. O compromisso foi assumido ontem pelo presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, em seu primeiro dia de visita oficial ao Brasil. Ele também afirmou que a Espanha, segundo maior investidor estrangeiro no país, está pronta para ampliar os recursos aplicados no mercado brasileiro, especialmente por meio de pequenas e médias empresas.

¿ Há mais empresas espanholas que querem investir no Brasil. Precisamos ter capacidade de mobilização econômica suficiente para adequar os marcos jurídicos de forma que investimentos maiores possam se concretizar ¿ disse Zapatero, em referência à consolidação de legislações nas áreas de energia, telecomunicações, transportes, saneamento, infra-estrutura em geral e defesa da concorrência.

As empresas espanholas têm cerca de US$26 bilhões investidos no Brasil, em áreas como energia e telecomunicações. Zapatero destacou ainda que quer mais empresas brasileiras no mercado espanhol e que a Espanha aposta numa maior integração dentro do Mercosul para que o acordo com a UE possa ser assinado:

¿ A relação econômica, o investimento e as expectativas da Espanha no Brasil e do Brasil na Espanha vão aumentar ¿ disse Zapatero. ¿ A Espanha deseja a integração do Mercosul para que o acordo UE-Mercosul avance decididamente.

Lula: espanhóis são exemplo de distribuição de renda

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a visita de Zapatero é extremamente significativa porque dá consistência à parceria estratégica entre Brasil e Espanha. Segundo Lula, os espanhóis são exemplo de desenvolvimento econômico e social e de distribuição de renda.

¿ A Espanha já é o segundo maior investidor entre os países estrangeiros no Brasil. Isso prova o grau de confiança que os empresários espanhóis depositam no Brasil e na capacidade do povo brasileiro. Essa mesma visão de futuro explica o aumento expressivo de nossas trocas comerciais em tempos recentes. No entanto, os números ainda não refletem o potencial de nossas economias ¿ disse Lula.

O presidente brasileiro pediu que empresários dos dois países invistam em projetos de infra-estrutura na América do Sul. E disse que, para isso, são fundamentais as negociações entre Mercosul e UE.

Zapatero disse que seu país será uma porta de entrada ao mercado europeu para blocos econômicos da América Latina.

¿ A Espanha será a garantia de que processos de integração como o Mercosul tenham entrada na União Européia ¿ disse Zapatero.

Ele e o presidente Lula assinaram uma declaração que consolida a parceria estratégica Brasil-Espanha ¿ a Declaração de Brasília ¿ além de acordos em quatro áreas: turismo, educação, agricultura e meio ambiente.