Título: FÓRUM SOCIAL SAIRÁ DO BRASIL EM 2006
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2005, Economia, p. 19
O próximo Fórum Social Mundial não será no Brasil. A decisão foi anunciada pelo Conselho Internacional do Fórum, reunido desde ontem em Porto Alegre. A reunião do conselho, que termina hoje, vai decidir a próxima sede do encontro. A 5ª edição do Fórum Social Mundial começa amanhã em Porto Alegre e vai até o dia 31.
Se o sexto Fórum tiver uma única sede, os candidatos mais prováveis são Venezuela e Marrocos. Se ocorrer em mais de um país, o endereço da América Latina mais provável também é a Venezuela.
¿ A reunião sobre 2006 está no meio do caminho, mas é certo que o Fórum não ocorrerá no Brasil ¿ disse o diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Sérgio Haddad.
Conselho é integrado por 129 ONGs de todo o mundo
O conselho, integrado por 129 ONGs de todo o mundo, reuniu ontem pouco mais de 50% dessas entidades, porque muitos conselheiros ainda não chegaram ao Fórum.
O prefeito José Fogaça (PPS) foi à reunião e pediu que o evento fique em Porto Alegre.
¿ Porto Alegre deseja continuar oferecendo tudo para que o Fórum continue aqui ¿ disse ele, lembrando que a prefeitura contribuiu com R$2 milhões para o evento e que o apoio será mantido.
Haddad destacou que, hoje, a grande discussão é como internacionalizar o Fórum: se ocorrerá em um único país, se acontecerá nos cinco continentes ou apenas em algumas regiões da América, África e Ásia ao mesmo tempo, ou em épocas diferentes. Até ontem, apenas Venezuela e Marrocos haviam se candidatado a abrigá-lo. Já está decidido que o Fórum de 2007 será na África, embora não exista decisão em relação ao país ou aos países.
Alheios a essa discussão, os visitantes já começam a ocupar o Acampamento da Juventude no Território Social Mundial, na orla do Lago Guaíba, onde foram construídos mais de 150 mil metros quadrados em salas e auditórios. Das 35 mil pessoas esperadas, já chegaram cerca de oito mil. A coordenação do Fórum Social Mundial aguarda mais de 120 mil pessoas.