Título: UM ESPECIALISTA EM ORIENTE MÉDIO
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2005, O Mundo, p. 22
O diplomata Affonso Celso de Ouro Preto assumiu o cargo de embaixador extraordinário do Brasil para o Oriente Médio em maio do ano passado. Antes, chefiava a embaixada do Brasil em Pequim. Segundo o Itamaraty, a idéia de designar um diplomata para tratar de assuntos do Oriente Médio foi a forma que o governo encontrou de participar mais ativamente dos esforços no processo de paz entre israelenses e palestinos.
Segundo o governo, havia demanda para que o país desempenhasse um papel construtivo nas negociações, uma vez que o Brasil é considerado exemplo de integração e convívio pacífico entre comunidades de origem árabe e judaica.
Ouro Preto nasceu no Rio de Janeiro no dia 29 de julho de 1938 e ingressou na carreira diplomática em 1963. Foi embaixador na China (1999-2004), em Guiné Bissau (1983-86), Suécia (1990-92) e Áustria (1995-99). Ouro Preto também foi secretário de Relações com o Congresso (1988-90) e chefe do Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores (1993-94).