Título: PRESIDENTE DA UCRÂNIA VISITA PUTIN EM MOSCOU
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2005, O Mundo, p. 23
Em sua primeira viagem como presidente da Ucrânia, um dia depois de ter tomado posse, Viktor Yushchenko visitou ontem o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, que durante a eleição apoiou o adversário do ucraniano mesmo depois da comprovação de fraude generalizada no pleito. Yushchenko, no entanto, disse ontem que a Rússia é uma parceira estratégica de seu país.
¿ Quero frisar que esta é minha primeira viagem. É um sinal de grande respeito por nossas relações. Sempre tivemos e sempre teremos a Rússia como nossa parceira estratégica eterna ¿ disse Yushchenko.
Putin aproveitou a visita para esclarecer os motivos que o levaram a apoiar o adversário do presidente, Viktor Yanukovich:
¿ Fiz nos últimos tempos (na Ucrânia) apenas o que me pediu quem estava no poder.
Porém, numa manobra que certamente desagradou Moscou, antes de viajar Yushchenko apontou Yulia Tymoshenko como premier interina. Yulia é considerada anti-russa.
Ontem, a vice-presidente da Comissão Européia, Margot Wallstrom, afirmou que a entrada da Ucrânia na União Européia é uma possibilidade realista:
¿ Discutimos muito isso na comissão e concordamos que é uma visão realista para a futuro da Ucrânia se unir (à UE), sem dizer que temos hoje um data concreta ou uma oferta.