Título: Lula: `ProUni é prova de rapidez e eficiência¿
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 27/01/2005, O País, p. 8
Em meio às críticas ao desempenho do governo na área social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou ontem o Programa Universidade para Todos (ProUni) como exemplo de agilidade de sua gestão. Segundo Lula, bastaram quatro meses para que a idéia do ministro da Educação, Tarso Genro, se transformasse em realidade e beneficiasse 107 mil estudantes carentes.
¿ A criação do ProUni significa também uma prova de que é possível dar respostas rápidas e eficientes, mesmo aos problemas crônicos do país. O programa foi discutido, elaborado e implementado com sucesso em um período de tempo extremamente curto. Para se ter uma idéia, entre a edição da medida provisória do ProUni e a sanção da lei, passaram-se exatamente quatro meses ¿ disse.
Segundo Lula, a implantação do programa só foi possível graças à disposição dos envolvidos: Congresso, entidades estudantis e faculdades privadas.
Lula, que semana passada afirmou ser impossível dar ensino público gratuito para todos os brasileiros, ontem mudou o discurso e disse que os governantes não podem desistir de alcançar essa meta.
¿ Vocês sabem que durante muitos anos tivemos um discurso histórico, em que defendíamos, de forma muito categórica, ensino público e gratuito para todo mundo. Esse é um discurso que vamos continuar defendendo, porque é um sonho, é uma utopia que poderemos, um dia, construir¿ disse Lula.
Lula critica preconceitos
Segundo o presidente, o governo petista não abandonou este discurso, mas conseguiu, por meio do ProUni, beneficiar alunos carentes.
¿ O que me deixava mais indignado é que, muitas vezes, eu fui na porta de universidade particular fazer o discurso do ensino público e gratuito. E não tinha nenhuma resposta para o estudante que estava me assistindo e que, ao terminar o discurso, tinha que entrar para a escola. E ele falava assim: ¿Puxa vida, esse pessoal veio aqui, falou em tudo gratuito, mas amanhã eu tenho que pagar 800 reais, 700 reais, 500 reais e ninguém disse nada para mim.¿
Segundo Lula, Tarso Genro teve que enfrentar preconceitos para implementar o projeto.
¿ Os ingressantes do ProUni, que eram apontados como um fator de rebaixamento da qualidade da universidade privada, tiveram no Enem média superior àquela obtida pelos alunos das escolas privadas. Vocês, originários de escola pública, tiveram uma média de 61, e muitos alunos de algumas escolas privadas tiveram uma média nacional no Enem de apenas 54. Era muito preconceito, o argumento de que vocês iriam rebaixar as universidades¿ disse o presidente.
Bolsas para 107 mil alunos
Lula insinuou que pode finalmente cursar a faculdade depois que deixar a Presidência.
¿ Estou garantindo a mim, quando deixar o governo, quem sabe entrar no ProUni e fazer a universidade que não fiz antes de me tornar presidente da República ¿ disse.
Lula discursou na cerimônia de entrega dos primeiros certificados aos estudantes beneficiados pelo ProUni, que garante bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares a 107 mil estudantes.