Título: CNI: pequenos e médios estão mais otimistas
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 27/01/2005, Economia, p. 25

Os pequenos e médios empresários estão mais otimistas em relação à economia e à evolução de seus negócios, segundo pesquisa trimestral divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento mostra que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) das pequenas e médias subiu de 61,4 pontos em outubro de 2004 para 64,1 pontos em janeiro de 2005, o melhor da série histórica da CNI.

Enquanto isso, a confiança dos grandes recuou: o Icei caiu de 68,4 pontos para 66,4 pontos na mesma comparação. Segundo Castelo Branco, esse resultado ocorre porque os reflexos do crescimento da economia em 2004 só agora estão atingindo as pequenas e médias empresas. Já as grandes empresas estão um pouco menos confiantes porque podem estar antecipando para 2005 alguma dificuldade causada pela alta dos juros.

¿ As grandes empresas são sempre as primeiras a agir e a sinalizar o que ocorre no futuro. O índice de confiança pode estar antecipando alguma dificuldade por causa da política monetária adotada pelo Banco Central ¿ disse o coordenador da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, em referência às cinco elevações consecutivas dos juros básicos da economia (Taxa Selic), hoje em 18,25% ao ano.

Na média, setor industrial manteve o otimismo

O levantamento mostra que, na média, o Icei ficou em 64,9 pontos em janeiro contra 63,8 pontos registrados em outubro de 2004. Pela metodologia da CNI, valores acima de 50 pontos já indicam otimismo.

¿ Essa quase estabilidade indica que as expectativas sobre o futuro continuam positivas ¿ disse Castelo Branco.

O Icei é composto por perguntas feitas aos empresários sobre as condições da economia, de suas empresas e também sobre as expectativas para os próximos seis meses. Quando se consideram as condições atuais, o índice teve aumento, passando de 58,4 pontos em outubro de 2004 para 58,8 pontos em janeiro de 2005.