Título: A 4 dias da eleição, EUA sofrem maiores baixas
Autor:
Fonte: O Globo, 27/01/2005, O Mundo, p. 31

Ontem foi o dia em que morreram mais americanos no Iraque desde que os EUA ocuparam o país, há 22 meses: 37. Numa queda de helicóptero de causa ainda não esclarecida, 31 soldados morreram. Em combates com rebeldes e ataques, mais seis morreram, a quatro dias das eleições iraquianas. As maiores baixas dos EUA foram registradas num dia em que insurgentes ¿ em campanha contra as eleições ¿ mataram ao menos 25 iraquianos em atentados suicidas e ataques, elevando para 62 o número total de mortos.

O presidente George W. Bush fez um apelo aos iraquianos para que que desafiem os rebeldes e votem, considerando que eles vivem ¿um grande momento da História iraquiana¿.

¿ Peço a todos que votem. Peço ao povo que desafie esses terroristas. Eles não têm uma visão clara de um futuro melhor. Estão com medo de uma sociedade livre ¿ disse.

Não foram esclarecidas as circunstâncias da queda de um helicóptero de transporte CH-53, com 30 fuzileiros navais e um marinheiro a bordo, no deserto do oeste do país. Mas o mau tempo foi considerado um fator. Na mesma região, mais quatro fuzileiros navais morreram em combates com rebeldes. Perto de Bagdá, morreram um soldado atingido por um foguete e outro por uma bomba.

Atentado suicida matou15 iraquianos e feriu 30

Até ontem, o dia em que mais americanos haviam morrido no Iraque era 23 de março de 2003, o quarto dia da guerra, quando 28 soldados foram abatidos em combates. No início deste mês, o Pentágono disse que 1.370 soldados já haviam morrido no país. Ontem, o general George Casey, comandante das forças dos EUA no Iraque, afirmou que no ano passado as forças americanas e iraquianas mataram ou capturaram 15 mil pessoas.

Com a aproximação das eleições, o movimento de tropas no país aumentou, mas a rebelião se intensificou. No mais violento atentado suicida de ontem, na localidade de Sinjar, perto de Mossul, no norte, um caminhão-bomba explodiu diante da sede de um dos principais partidos curdos ¿ Partido Democrático do Curdistão ¿ matando 15 pessoas e ferindo 30. Em Riad, no norte, três atentados suicidas coordenados mataram nove iraquianos e feriram 12. Dois carros-bombas explodiram simultaneamente e um terceiro explodiu logo depois.

Em Mossul, foi divulgado um vídeo em que três reféns iraquianos que trabalham para a comissão eleitoral são ameaçados por rebeldes mascarados. Um dos insurgentes diz:

¿ O que chamam de eleição não tem qualquer base na religião islâmica e por isso vamos atacar centros eleitorais.

Sunitas ¿ minoria que era protegida por Saddam Hussein ¿ ameaçam boicotar as eleições. Já os xiitas ¿ maioria que era perseguida pelo ditador ¿ deverão ser os vencedores no pleito. Domingo passado, o líder terrorista Abu Musab al-Zarqawi declarou guerra às eleições. Os EUA prometeram garantir a seguranças dos eleitores.