Título: TURISMO SEXUAL: FUNCIONÁRIOS DE HOTÉIS NA MIRA
Autor:
Fonte: O Globo, 28/01/2005, O País, p. 5

Funcionários de hotéis que permitirem o acesso de crianças e adolescentes aos apartamentos, sem a companhia de pais ou responsáveis, poderão ser processados criminalmente por envolvimento em turismo sexual. O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, anunciou ontem que o governo federal e a indústria hoteleira estudam a possibilidade de obrigar os trabalhadores a assumir, por escrito, o compromisso de não permitir que jovens subam para os apartamentos com adultos, em situações suspeitas.

¿ Caso desobedeçam, serão punidos. Abuso sexual é crime ¿ disse o ministro.

Mares Guia e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Eraldo Alves Filho, serão recebidos pelo ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, na terça-feira, para discutir o assunto. Uma das idéias é a inclusão de uma cláusula nas convenções coletivas de trabalho dos funcionários de hotéis. A outra, defendida pela Abih, é a edição de uma portaria ministerial determinando que todos os trabalhadores assinem termos de compromisso para proteger os jovens.

¿ Geralmente quando ocorre um caso de exploração de crianças em turismo sexual, culpam o gerente do hotel. Mas ele nem sempre está envolvido. Muitas vezes, está dormindo, em casa, enquanto o recepcionista ou segurança do seu hotel recebe propina para deixar a criança subir ¿ disse Eraldo Cruz.

O setor hoteleiro emprega hoje, no Brasil, cerca de 600 mil trabalhadores.