Título: LUIZ OTÁVIO DIZ QUE PODERÁ PROVAR INOCÊNCIA
Autor:
Fonte: O Globo, 28/01/2005, O País, p. 10

Candidato a uma vaga de ministro do Tribunal de Contas de União (TCU), o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) disse ontem ter recebido com tranqüilidade a decisão do tribunal que, por unanimidade, considerou procedentes denúncias de seu envolvimento no desvio de R$13 milhões de recursos públicos. Essa quantia havia sido destinada em 1992 à empresa Rodomar, da qual o senador era diretor, para a construção de balsas.

Para Luiz Otávio, que já teve sua indicação para o TCU aprovada pelo Senado e aguarda uma decisão da Câmara, essa será uma oportunidade para provar sua inocência.

¿ Já existe uma investigação do Supremo Tribunal Federal e agora o TCU também quer apurar. Não vejo problema. Como até hoje não fui ouvido pelo TCU, espero que agora tenha oportunidade para apresentar minha defesa. Há quase 15 anos me defendo da mesma acusação e desde 2001 abri meus sigilos fiscal e bancário. Na Comissão de Ética do Senado, o processo já foi arquivado com o apoio de ampla maioria ¿ afirmou Luiz Otávio.

Senador diz que é vítima de campanha de auditores

O senador preferiu não responder diretamente ao presidente do TCU, ministro Adylson Motta. Segundo Motta, a situação de Luiz Otávio pode se complicar com a investigação, mesmo que sua indicação seja referendada pela Câmara e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Luiz Otávio disse achar que está sendo vítima de uma campanha de auditores do TCU, que estariam interessados em manter os dois representantes da categoria que hoje ocupam vagas originalmente destinadas a indicados do Legislativo. Caso a nomeação de Luiz Otávio seja aprovada, um desses auditores deverá deixar o cargo de ministro.

¿ Eu respeito a posição do ministro Adylson Motta e espero que ele também respeite a minha e, sobretudo, meu direito de defesa. Caberá a quem de direito decidir. Como ex-deputado, o ministro foi indicado pelo Congresso e o TCU é um órgão auxiliar do Congresso. Goste o ministro ou não ¿ acrescentou.

O líder do PMDB, deputado José Borba (PR), disse que não sabe o impacto da decisão do TCU no resultado da votação da indicação de Luiz Otávio na Câmara. Garante, porém, que trabalhará pela aprovação do nome do colega.

¿ Esse é um fato novo. Não sabemos até que ponto poderá provocar algum estrago. Mas essas investigações também têm um lado bom, porque podem sanar de uma vez por toda qualquer dúvida que paire sobre sua indicação.