Título: KIRCHNER É CHAMADO DE `COMPANHEIRO MENEM¿
Autor:
Fonte: O Globo, 28/01/2005, Economia, p. 23
Pela primeira vez, em quatro participações anuais no Fórum Social Mundial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou pouco à vontade neste encontro mundial das esquerdas. Lula cometeu pelo menos três gafes ontem, em seu discurso feito de improviso no FSM.
Lula saudou a ¿terceira edição¿ do FSM, que está na quinta versão. Em seguida, trocou o nome do presidente da Argentina, Néstor Kirchner, a quem pretendia elogiar, com o do ex-presidente Carlos Menem, seu antigo desafeto político. E ainda o chamou de ¿companheiro Menem¿. Ao falar dos avanços políticos da América Latina nos últimos dois anos, o presidente disse que, embora muitos pensassem que Menem voltaria a ser presidente, a vitória de Menem ¿está mudando não apenas a relação do governo com o povo, mas contribuindo para mudar a relação entre os Estados na América Latina¿.
Lula também chamou pelo menos duas vezes um dos integrantes do Conselho Internacional do Fórum, Cândido Grzybowski, que era o mediador da mesa, de presidente do Fórum. Cândido, membro do Ibase, no Rio, atua no FSM como um dos 129 representantes de ONGs mundiais.
¿ O Fórum Social nunca teve e nunca terá um presidente. Foi um equívoco Lula me chamar assim ¿ disse Grzybowski, constrangido pela gafe.