Título: GREENPEACE PROTESTA SOBRE O GELO
Autor:
Fonte: O Globo, 28/01/2005, Economia, p. 25

Sob uma temperatura de 14 graus abaixo de zero, cerca de 30 ativistas do Greenpeace organizaram ontem um protesto em frente ao Centro de Convenções onde acontece o Fórum Econômico Mundial. A manifestação foi contra a gigante americana Dow Chemical, que teria sido responsável pela morte de 20 mil pessoas e pela contaminação de 500 mil na cidade de Bhopal, na Índia. A empresa participa da reunião em Davos.

Embora tenham chamado muito a atenção, porque se mantiveram estendidos no gelo por mais de 20 minutos ¿ alguns até passaram mal ¿ os manifestantes não foram reprimidos pelo forte esquema de segurança montado em Davos. São 5.500 soldados do Exército suíço e 800 policiais mobilizados para garantir a tranqüilidade dos convidados. O protesto do Greenpeace e dois outros programados para hoje foram autorizados pelos organizadores do encontro.

Este ano, o Fórum Econômico Mundial não terá grandes manifestações, como nos anos anteriores. Os protestos programados para os próximos dias são modestos. A manifestação de ontem foi marcada pela performance dos ativistas, vestidos de preto com desenhos de caveiras nas roupas e máscaras no rosto. Eles querem que a Dow Chemical financie a descontaminação da água da cidade de Bhopal.