Título: EMBRAPA: UNIÃO PUBLICA MUDANÇA NA DIRETORIA
Autor:
Fonte: O Globo, 28/01/2005, Economia, p. 27
O Diário Oficial da União publicou ontem decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeando a nova diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O pesquisador Silvio Crestana foi confirmado no cargo de diretor-presidente, com mandato de três anos, formando a diretoria com outros três executivos: Tatiana Deane de Abreu Sá, José Geraldo Eugênio de França e Kleper Euclides Filho.
Crestana vai substituir Clayton Campanhola, demitido na semana passada pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, numa operação política para desligar a empresa dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), sob protesto de defensores do foco na agricultura familiar e no meio ambiente.
O novo presidente da Embrapa é físico, pesquisador e funcionário de carreira da Embrapa, onde ingressou em 1984. Crestana foi um dos fundadores do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, da Embrapa São Carlos.
Depois do aval para demitir a diretoria da Embrapa, Rodrigues obteve do presidente Luiz Inácio Lula da Silva carta branca para criar um superministério com foco renovado no agronegócio. O ministro foi autorizado, por exemplo, a contratar 333 colaboradores para cargos de confiança (DAS).