Título: ARIEL SHARON AFIRMA QUE AVANÇO HISTÓRICO PARA A PAZ JÁ É POSSÍVEL
Autor:
Fonte: O Globo, 28/01/2005, O Mundo, p. 29

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, afirmou ontem que já há condições para um ¿avanço histórico¿ para a paz entre israelenses e palestinos. A declaração do premier foi feita no dia em que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, enviou policiais ao sul de Gaza para impedir ataques de extremistas a cidades de Israel.

¿ Acredito que as condições estão maduras para permitir a nós e aos palestinos alcançar um avanço histórico nas nossas relações. Se os palestinos agirem de modo abrangente para lutar contra o terror, a violência e o incitamento poderemos avançar no processo de implementação do Mapa da Paz ¿ disse Sharon, referindo-se ao plano de paz que visa à criação de um Estado palestino.

Pelo lado palestino, a ANP anunciou ontem a proibição de que civis utilizem armas de fogo. Segundo a ANP, a medida foi tomada devido ao ¿caos e ao crescente número de assassinatos¿. Policiais palestinos foram enviados ontem ao sul da Faixa de Gaza, para evitar ataques de radicais a cidades israelenses.

Boca-de-urna mostra Hamas bem votado na Faixa de Gaza

Outras duas ações foram consideradas positivas por Israel. Teria sido decidida a nomeação de Nasser Youssef como ministro do Interior, cargo responsável pelas forças de segurança. Youssef comandou ações contra grupos extremistas no anos 90 e sua indicação indicaria um compromisso com o combate a grupos terroristas como o Hamas. Mais cedo, fora anunciada a aposentadoria de 1.076 policiais, que serão substituídos por novos.

O vice-premier de Israel, Shimon Peres, afirmou que as negociações entre Sharon e Abbas serão retomadas logo, ¿em dias, não em semanas.¿

Na manhã de ontem, Abbas disse estar esperando uma resposta de Israel a sua proposta de um cessar-fogo. O governo de Israel, no entanto, deixou claro que não aceita tal proposta.

¿ Não considero cessar-fogo a expressão correta. Se houver calma no lado palestino, Israel responderá com calma ¿ disse Asaf Shariv, porta-voz de Sharon.

Numa má notícia para a ANP, pesquisas de boca-de-urna indicaram que o Hamas foi bem nas eleições municipais de Gaza, podendo ganhar em três das quatro áreas mais populosas.