Título: PATRUS: `NÃO TEREMOS COMPLACÊNCIA¿
Autor: Éfrem Ribeiro e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 29/01/2005, O País, p. 8

Ministro do Desenvolvimento Social pretende criar comitês locais de controle

PORTO ALEGRE. O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, anunciou que para reforçar a rede de proteção o ministério iniciará a implantação de comitês locais do Conselho de Controle Social do Bolsa Família, com a participação de pessoas da comunidade, para estender também à comunidade o papel de acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos. De acordo com o ministro, até o fim do ano todos os municípios já contarão com esses comitês.

¿ Não teremos complacência com corrupção e desvios e vamos combatê-los em todas as frentes. Vamos ter tolerância zero com todos os tipos de fraude ¿ afirmou Patrus, que participou de eventos Fórum Social.

Ministério quer ampliar parceria com prefeituras

Ele lembrou que a descoberta da fraude em Teresina teve contribuição decisiva do processo de controle que está implantado do programa. Ele disse que foi o ministério que enviou às prefeituras, em 4 de dezembro, a base cadastral dos beneficiários, a partir da qual foram feitos os cruzamentos que demonstraram a distribuição irregular do benefício para os 1.107 funcionários da prefeitura da capital do Piauí.

Como exemplo do rigor que o governo pretende adotar no combate às fraudes com o Bolsa Família, Patrus citou a rede de proteção que foi integrada, entre outras instituições, pelos Ministérios Públicos estaduais e federais e tribunais de contas. O ministro também revelou que quer ampliar a parceria com as prefeituras, através do que definiu como uma repactuação do programa com as novas administrações municipais.

Patrus disse que no próximo dia 19 de fevereiro viajará ao Egito para apresentar lá o Bolsa Família, que foi sugerido ao governo desse país pelo Banco Mundial.

As denúncias de fraudes, segundo Patrus, são uma minoria em relação à dimensão do programa, garantiu que os pobres não serão penalizados em função das minorias.

¿ Como diz o presidente Lula, os desafios que estamos enfrentando são proporcionais ao tamanho da obra social que estamos realizando - destacou o ministro do Desenvolvimento Social.

Falta incluir 30 municípios no programa

O Bolsa Família atende a 6,5 milhões de famílias, totalizando 25 milhões de pessoas, em 5.531 municípios brasileiros. Falta incluir apenas 30 municípios. O ministro Aldo Rebelo, da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais, destacou que a população beneficiada é semelhante a toda a população da Argentina.