Título: MINISTÉRIO PREPARA CAMPANHA E QUER LULA COMO GAROTO-PROPAGANDA
Autor:
Fonte: O Globo, 30/01/2005, O País, p. 3
O Ministério da Saúde prepara uma campanha de mobilização contra a obesidade e quer ter como garoto-propaganda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que luta contra o peso. A idéia é incentivar a prática de exercícios e divulgar os benefícios de uma dieta saudável, promovendo caminhadas.
O assunto é tratado como prioridade no ministério. Os técnicos torcem para Lula aceitar o convite e participar de uma caminhada em Brasília. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, diz que a causa é mais do que justa, pois se trata de salvar vidas.
O raciocínio é simples: doenças cardiovasculares, diabetes e a própria obesidade são agravadas ou têm origem num tripé: sedentarismo, má alimentação e fumo.
¿ Se conseguíssemos que as pessoas deixassem de fumar, praticassem exercícios e comessem de forma adequada, evitaríamos milhares de mortes ¿ diz Barbosa.
Uma nota do ministério sobre a obesidade sugere que a propaganda de alimentos não saudáveis sofra restrições, ao mesmo tempo em que defende incentivos fiscais a produtores e comerciantes que cultivem e vendam produtos de maior qualidade nutricional.
¿No caso do consumo excessivo e crescente de alimentos nada saudáveis, como biscoitos e refrigerantes, pesa mais a publicidade agressiva desses alimentos¿, diz o texto, propondo também maior rigor na exigência de que os rótulos de alimentos industrializados tragam informações nutricionais corretas.
Segundo Barbosa, quatro mil diabéticos e pelo menos 44 mil vítimas de acidentes vasculares cerebrais, mortos em 2003, ainda poderiam estar vivos, caso seguissem essa receita. Da mesma forma, um quarto dos hipertensos poderiam tratar a doença sem o uso de remédios. Os efeitos do emagrecimento sobre a saúde podem ser constatados em obesos que emagrecem após fazer a cirurgia de redução de estômago.
¿ A cirurgia é o último recurso para devolver a saúde ao paciente. Depois dela, tem gente que fica curada de problemas associados à obesidade ¿ diz a coordenadora da equipe de Pesquisa e Assistência em Obesidade do Hospital Universitário de Brasília, Suely Guimarães.
Incentivo para empresas e escolas oferecerem alimentação mais saudável
O Ministério da Saúde quer incentivar empresas e escolas a oferecer comida mais saudável em refeitórios de empresas e escolas.
¿ O melhor não é proibir a venda de biscoitos, balas ou refrigerantes nas cantinas, mas convencer seus donos a investir em cardápios saudáveis ¿ diz Barbosa.
Ele duvida que Lula deixe de participar da campanha por temer ser comparado ao ex-presidente Fernando Collor, que corria em público e fazia marketing pessoal de sua vida atlética.
¿ Collor caminhava sozinho. Nossa idéia é uma mobilização nacional.