Título: IMPRENSA MUNDIAL DESTACA VAIAS A LULA 29/01/2005
Autor:
Fonte: O Globo, 29/01/2005, Economia, p. 23

O discurso do presidente Lula no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, ganhou destaque nos jornais do mundo. Com o título ¿Presidente brasileiro defende seu governo no Fórum Social Mundial¿, o ¿New York Times¿ diz que Lula ¿teve que lidar com a constante cacofonia das vaias de um grupo pequeno mas barulhento de manifestantes¿. E que o protesto marcou um contraste em relação aos fóruns anteriores, quando Lula era saudado como herói.

O ¿Independent¿ afirma que Lula, ¿outrora um herói da esquerda¿, foi vaiado pelos mesmos que o consideravam herói há dois anos. E que o presidente ficou aturdido com as vaias. De acordo com o ¿Financial Times¿, Lula se mostrou desconfortável com os protestos anti-globalização. O jornal destaca que ele estava ¿incomumente nervoso¿.

O espanhol ¿ El País¿ ressalta os gritos de ¿traidor¿ que o presidente enfrentou, mas diz que ele segue como a grande referência da esquerda brasileira e que superou a prova de voltar ao Fórum como governante. Para o ¿Le Monde¿, a presença de Lula desencadeou as vaias de uma centena de militantes e a ovação de milhares de partidários, mas ele fez frente às vaias da extrema esquerda.

Para o ¿Le Figaro¿, Lula não se intimidou com as críticas da esquerda. A matéria diz que Lula ¿foi tranqüilamente pegar seu avião para Davos, onde será menos contestado¿.