Título: CERVEJARIAS MIMAM CONSUMIDORES FAMOSOS
Autor: Alessandro Soler
Fonte: O Globo, 30/01/2005, Rio, p. 19

Cerveja entregue em casa, vamos convir, é uma comodidade relativamente comum. Nada que o delivery camarada do botequim mais próximo ou o serviço online do supermercado não possa prover. Mas, e cerveja em casa de graça? Um grupo de artistas sabe bem o que é isso. Seja por mimo das cervejarias ou por contrato, eles não têm que, digamos, esforçar-se muito para tomar uma gelada.

O cantor e compositor Dudu Nobre, ao fazer a propaganda da Antarctica, recebeu em casa uma geladeira, além de carregamentos de cerveja. Nas turnês, bastantes latas no hotel e no camarim. O humorista Bussunda e a atriz Juliana Paes ganharam minicoolers, espécies de pequenas geladeiras portáteis para latas da mesma marca. Juliana, promovida a musa da marca, também recebeu um cordão de ouro com pingente de pingüins, desenhado pelo joalheiro Antonio Bernardo.

Pagodeiro consome mais que bares vizinhos

Mas o exponente máximo do grupo é Zeca Pagodinho, um dos maiores consumidores de cerveja de Xerém, na Baixada, segundo a Ambev, fabricante da Brahma, marca que o pagodeiro anuncia. O volume de bebida que a empresa desagua periodicamente em seu sítio é superior ao comprado pela maioria dos bares vizinhos. Mais: ele ganhou duas geladeiras especiais para latas e garrafas, além de mesas e cadeiras de bar.

¿ Zeca dá muitas festas. Ele é muito popular, faz pagodes, então, o consumo é alto ¿ diz Alexandre Loures, gerente de comunicação da Ambev. ¿ Quando faz eventos e nos pede, enviamos prontamente. Ele é o artista que tem a relação mais estreita conosco. Fornecemos ainda refrigerantes para o ensaio da bateria da Portela, que ele apadrinha.

A assessoria de imprensa do cantor informou que a entrega de bebida não está no contrato dele com a Brahma. Seria, assim, uma espécie de recompensa da cervejaria pela sua fidelidade. Quem não se lembra da ¿traição¿ de Zeca à Nova Schin, cuja propaganda ele estrelou ano passado pouco antes de migrar para a campanha da Brahma, que garante ser sua cerveja preferida?

Se para ele é um regalo, para outros artistas, como Marcelo D2 e Seu Jorge, é questão de contrato. D2, por exemplo, sempre declarou preferir a Skol; agora anuncia a Brahma. Ele e Seu Jorge não podem legalmente aparecer em público bebendo outra. Então, vale a lógica: se têm de consumir apenas uma marca, nada mais justo que recebê-la em casa.

¿ Não há nada demais nisso, é apenas mais uma cláusula ¿ disse, laconicamente, Seu Jorge por meio de sua assessoria.

Talvez ele não saiba, mas faz parte de um grupo excepcional. A Ambev afirma que o fornecimento de cerveja em casa não é comum nos contratos.

¿ Cerveja é um produto que a gente vende. Não pretendemos usar como moeda de troca ¿ diz Loures ¿ Esses artistas são exceções. A nossa política é aproximar os contratados das marcas, mas não só entregando cerveja. Exemplo é Juliana Paes, a quem demos uma jóia.

Cervejaria de Belém presenteia Ivete Sangalo

Já a Nova Schin afirma que não tem uma política de entrega de cerveja em casa nem mesmo aos seus contratados. Um deles, a cantora baiana Ivete Sangalo, ironicamente recebeu como presente algumas garrafas... da cervejaria Cerpa, de Belém, quando se apresentou por lá recentemente.

¿ Sempre presenteamos artistas com os nossos produtos. É uma forma simples e eficaz de imprimir nossa marca na cabeça de quem forma opinião ¿ raciocina Paulo Serra, gerente de marketing da empresa, sediada na capital do Pará. ¿ Tentamos presentear o Zeca Pagodinho com um pequeno carregamento. Ele fugiu, não quis nem saber. Zeca já está mesmo muito enrolado com Brahma, Nova Schin, acho que preferiu evitar uma dor de cabeça tomando mais uma marca ¿ diverte-se.