Título: Greenhalgh busca votos em São Paulo
Autor: Flávio Freire, Ricardo Galhardo, Jorge Henrique Co
Fonte: O Globo, 01/02/2005, O País, p. 3
O deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, candidato do PT à presidência da Câmara, reuniu-se ontem com os principais dirigentes tucanos em São Paulo, na busca por votos. Além de visitar o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra, ambos do PSDB, almoçou com 35 deputados federais paulistas (metade da bancada do estado na Câmara) de diversos partidos em restaurante na região da Avenida Paulista. O atual presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), acompanhou o candidato.
Alckmin garantiu que PSDB não vai votar em Virgílio
O governador não deu apoio explícito à candidatura de Greenhalgh, mas afirmou ser favorável ao critério de proporcionalidade nas eleições das casas legislativas, princípio que dá ao PT o direito de indicar o candidato a presidente da Câmara. Alckmin afastou a hipótese de seu partido votar no candidato dissidente do PT, Virgílio Guimarães (MG), em represália à ação dos petistas na Câmara de Vereadores de São Paulo, que elegeram Roberto Trípoli em vez do candidato oficial do PSDB, Ricardo Montoro.
¿ Um erro não justifica o outro ¿ disse o governador paulista.
Depois do encontro com Alckmin, Greenhalgh foi para um almoço com a bancada paulista da Câmara. Dos 70 deputados federais eleitos por São Paulo convidados, 41 confirmaram presença mas 35 compareceram ¿ 16 do PT, 6 do PTB, 4 do PP, 3 do PPS e 2 do PL. PMDB, PV, PSB e PCdoB foram representados por um deputado.
Nenhum deputado federal do PSDB paulista compareceu. O único representante do partido foi Aloysio Nunes Ferreira, atual secretário de governo do prefeito José Serra e licenciado do cargo.