Título: Família Sarney perde disputa no MA
Autor: Raimundo Garrone
Fonte: O Globo, 01/02/2005, O País, p. 4

O deputado João Evangelista (PTB), aliado do governador José Reinaldo Tavares (PTB), venceu ontem a eleição para a presidência da Assembléia Legislativa do Maranhão. A vitória foi comemorada no Palácio dos Leões porque afasta a ameaça de abertura de um processo de impeachment do governador, que responde a denúncias de irregularidades em licitações. O governador é ex-aliado da família Sarney, com quem está rompido.

¿ Eles queriam a maioria para votar meu impeachment ¿ disse José Reinaldo.

João Evangelista teve 27 votos, contra sete do deputado da oposição Mauro Bezerra (PDT). Houve quatro votos em branco e quatro nulos. O discurso da vitória foi feito em um trio elétrico estacionado em frente à Assembléia Legislativa, onde cerca de 500 manifestantes exibiam faixas pedindo ¿Fora Sarney¿ e carregavam um caixão para fazer o enterro simbólico do ex-presidente.

Após a votação, Evangelista e os deputados que o apóiam foram ao Palácio dos Leões. José Reinaldo acompanhado da primeira-dama, Alexandra Tavares, recepcionou os aliados.

A família Sarney tem hoje apenas seis deputados aliados e não conseguiu viabilizar uma candidatura para disputar a eleição na assembléia.

Genro de Roseana acusa governador de usar máquina

O deputado Carlos Filho (PFL), genro da senadora Roseana Sarney (PFL-MA), acusou o governador de usar a máquina do governo para vencer.

¿ É lamentável fazer o que ele fez para interferir na escolha livre dos deputados. Mas acredito que a Assembléia será independente ¿ disse.

Ninguém mais da família Sarney quis comentar a derrota na Assembléia.