Título: Cólera volta a aparecer no agreste de PE
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 01/02/2005, O País, p. 9

Desaparecido do resto do país há três anos, o fantasma do cólera está de volta a Pernambuco: a Secretaria de Saúde do estado confirmou ontem registro de um caso da doença no município de São Bento do Una, na região agreste. Na localidade foram detectados cerca de 120 casos de diarréia em janeiro.

Depois de investigados os pacientes, as autoridades sanitárias constataram que uma criança de 4 anos estava com a doença. O menino foi atendido no Recife e passa bem.

Pernambuco é o único estado brasileiro onde a doença persiste. No ano passado, 21 casos de cólera foram notificados na mesma cidade, que fica a 218 quilômetros do Recife e onde os esgotos funcionam precariamente assim como o abastecimento de água.

O caso vem mobilizando a Secretaria de Saúde e cientistas da Fundação Osvaldo Cruz, porque já existe a certeza de que o vibrião não foi importado de outro estado ou de outro país. Foi constatado um fato inédito, cujas causas vêm sendo investigadas pelos pesquisadores: a bactéria criou resistência e, ao contrário das outras cepas registradas no Brasil, chega a passar mais de ano na natureza. As anteriores, mais violentas do que a registrada no agreste pernambucano, não sobrevivem a sete dias no meio ambiente.