Título: Jornais dos Estados Unidos destacam sucesso de eleição e vitória de Bush
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 01/02/2005, O Mundo, p. 25
A maioria da imprensa americana considerou as eleições iraquianas uma vitória do povo daquele país. Porém, além de elogiar a coragem da população ¿ que aos milhões enfrentou as ameaças de grupos guerrilheiros e organizações terroristas ¿ a maioria dos jornais também afirmou em suas edições de ontem que o alto comparecimento às seções eleitorais foi uma vitória da política externa do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
Para o ¿New York Times¿, a votação foi um ¿êxito notável¿, e ressaltou a valentia dos eleitores. E disse que ¿aqueles que pretendem combater em nome do povo iraquiano devem reconhecer que (...) os iraquianos expressaram uma clara preferência: a de que querem que os combates sejam exclusivamente dirigidos num cenário pacífico e constitucional¿.
`Post¿ diz que missão dos EUA no Iraque é justa
Para o jornal ¿Wall Street Journal¿, as eleições no Iraque representaram um ¿eloqüente desmentido¿ para aqueles que criticam a política do presidente Bush para o Iraque. ¿O mundo tardará uma semana ou mais para saber que candidatos ganharam as históricas eleições de domingo no Iraque, mas já sabemos quem perdeu: os rebeldes¿, escreveu o diário.
Já o ¿Washington Post¿ afirmou que as eleições significaram um ¿ato de fé e de coragem¿ do povo iraquiano e ¿uma resposta à pergunta sobre se a missão no Iraque era uma causa justa ou não¿.
O jornal opinou que os Estados Unidos devem manter suas tropas no Iraque ¿para que o regime que está surgindo tenha a oportunidade de se firmar¿.
O diário ¿USA Today¿ também destacou o sucesso das eleições, mas advertiu que isso não significa que ¿as tropas americanas vão retornar para casa logo¿.