Título: Chávez planeja TV regional, a `CNN bolivariana¿
Autor: Janaína Figueiredo
Fonte: O Globo, 01/02/2005, O Mundo, p. 27
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pretende lançar, ainda no primeiro semestre, um canal de TV regional que na Venezuela já é chamado de ¿CNN bolivariana¿. A intenção é associar-se a outros governos latino-americanos, com destaque para a Argentina. Por este e outros motivos, o presidente venezuelano desembarcou ontem em Buenos Aires.
A idéia de criar um canal de TV estatal e regional começou a ser discutida em meados de 2004, durante uma visita de Chávez à Argentina. Na época, o polêmico presidente venezuelano afirmara que ¿é necessário romper a hegemonia das grandes redes mundiais de televisão¿. Segundo o ministro da Informação, Andrés Izarra, além da Argentina também foram convidados para participar do projeto os governos do Brasil e do Uruguai.
Os governos de Caracas e Buenos Aires já assinaram um memorando de entendimento. O objetivo de Chávez, confirmaram fontes do governo venezuelano, é aproveitar a reunião com o presidente Néstor Kirchner para avançar nas negociações.
¿ Os dois presidentes se dão muito bem e ambos consideram fundamental a criação de redes de comunicação alternativas. Temos certeza de que o projeto será um sucesso ¿ comentaram membros da delegação de Chávez, que também assinará entendimentos nos setores petrolífero e energético.
Chávez considera os meios de comunicação de seu país inimigos de seu governo e acusou donos de canais de TV privados de terem participado do golpe de Estado de abril de 2002. Ano passado, por iniciativa do presidente, a Assembléia Nacional aprovou a Lei de Responsabilidade Social para Rádio e TV, considerada um atentado à liberdade de imprensa por organizações como a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Human Rights Watch, de Nova York.