Título: Michael Jackson se apresenta a tribunal
Autor:
Fonte: O Globo, 01/02/2005, O Mundo, p. 28

O cantor americano Michael Jackson se apresentou ontem a um tribunal em Santa Maria, Califórnia, ao mesmo tempo que a corte começava a selecionar os membros do júri a que ele será submetido. Com isso, teve início o processo de julgamento em que o astro pop é acusado de abusar sexualmente de um adolescente.

Vestido de branco, Jackson chegou ao tribunal cercado de advogados e seguranças de preto, um dos quais segurou uma sombrinha sobre o cantor. Sorridente, ele fez com a mão o V da vitória e acenou para cerca de cem fãs que ergueram cartazes com palavras de apoio. Alguns haviam passado a noite em frente à corte, enfrentando frio atrás de grades instaladas para mantê-los afastados do ídolo.

Desta vez o cantor não subiu no alto de seu carro para dançar, como fizera outras vezes em que foi ao tribunal, um gesto criticado por juristas que acompanham o caso.

Jackson foi submetido a um detector de metais ao entrar na corte. Ele e seus advogados se sentaram à mesa da defesa, diante do juiz Rodney Melville, enquanto os primeiros 150 dos 750 candidatos a integrar o júri de 12 membros que o julgará se apresentavam. Separados em grupos de 150, os candidatos responderão a um questionário sobre o caso.

Pai de Jackson diz que acusadores querem dinheiro

O cantor, de 46 anos, sofre dez acusações relacionadas a abusos contra um menino que em 2003 tinha 13 anos, sofria de câncer e passava uma temporada com ele em seu sítio Terra do Nunca, na Califórnia.

Entrevistado ontem pela TV CBS, o pai de Jackson, Joe, atribuiu os problemas de seu filho nos EUA a racismo e afirmou que seus acusadores ¿estão atrás de dinheiro¿. Já a mãe, Katharine, declarou:

¿ Conheço meu filho, isto (a acusação) é ridículo.

O caso foi aberto pelo procurador Tom Sneddon, que há dez anos investiga o que acontece no sítio do cantor, repleto de atrações para crianças que o freqüentam. Jackson o acusa de persegui-lo. Domingo, o cantou divulgou um vídeo em que declarou que testemunhos contra ele vazados para a imprensa continham informações ¿repugnantes e falsas¿:

¿ Tenho grande fé em nosso sistema de justiça. Por favor, mantenham a mente aberta e deixem-me ter meu dia no tribunal. Eu mereço um julgamento justo como qualquer outro cidadão americano. Serei absolvido e inocentado quando a verdade for dita.