Título: Thiáguia 21 anos
Autor: Bruno Porto
Fonte: O Globo, 01/02/2005, Megazine, p. 8

As churrascarias de Porto Alegre são uma tentação para muitos. Mas não para Thiáguia (uma mistura de Thiago com Águia), de 21 anos. Integrante do grupo Aldeia da Paz, que tem como objetivo unir espiritualidade, artes e ciência, ele é veggan. Ou seja, não come ou bebe nada que tenha origem animal.

Mais do que uma opção individual, não comer carne, ovo e leite é uma bandeira levantada por Thiáguia. Paulista, ele desembarcou em Porto Alegre para defender o que chama de alimentação comunitária. Do que se trata? Thiáguia explica.

¿ É uma comida vegetariana, integral e praxada, palavra que significa espiritual ¿ diz ele, que critica qualquer tipo de fast food. ¿ O que fazem em lanchonetes como o McDonald's não é comida.

Durante o Fórum, ele participou de debates onde defendeu os alimentos orgânicos e criticou a indústria da fast food. Em Porto Alegre, ele e outros integrantes da Aldeia da Paz prepararam seus alimentos cantando mantras. Antes de se servir, eles ofereciam a comida ¿às forças superiores¿.

¿ No nosso acampamento tem de tudo, de budista a hare krishna, cada um oferece ao seu deus ¿ diz ele. ¿ Na Aldeia da Paz também não pode ter álcool, refrigerantes e cigarros industrializados.

Thiáguia não esconde de ninguém a maneira como pensa. Tanto que durante o Fórum todo ele usou uma camisa com os dizeres ¿Peixes são amigos, não comida¿, lema do tubarão Bruce e seus amigos do desenho ¿Procurando Nemo¿.