Título: Matthew Lea 24 anos
Autor: Bruno Porto
Fonte: O Globo, 01/02/2005, Megazine, p. 8

A maioria dos participantes do Fórum Social Mundial planejou a ida ao evento com antecedência. Com o inglês Matthew Lea, de 24 anos, foi diferente. Ele, nascido em Brighton, decidiu ir a Porto Alegre cinco dias antes do começo do Fórum.

¿- Eu estava numa vila uruguaia chamada Punta Del Diablo quando fiquei sabendo do Fórum. Peguei o primeiro avião e vim ¿ conta ele, que é membro da Anistia Internacional e ensina inglês para imigrantes carentes em Brighton.

Matthew foi a Porto Alegre em busca de respostas para perguntas relacionadas à Humanidade que têm tirado o seu sono.

¿ Eu estou escrevendo um livro que propõe a criação de uma sociedade onde as pessoas governariam a si próprias. Todos viveriam em pequenos grupos e se alimentariam do que plantassem ¿ diz Matthew, sério. ¿ Enquanto escrevia, foram surgindo dúvidas. Com o que as pessoas sonham? O que as aflige? Achei que o Fórum era o lugar ideal para encontrar as respostas.

Com o fim do Fórum, ele voltará para a vila uruguaia, onde ficará até junho terminando o livro. Como muitos jovens que participaram do Fórum, ele odeia consumismo.

¿ Não compro roupas em shopping, só em brechós. Eu me recuso a usar uma roupa feita por alguma criança asiática subnutrida. Também só como alimento orgânico. Não como nada que leve química ou que tenha passado por uma máquina ¿ diz Matthew, que leva o desprezo por máquinas mais além. ¿ Estou escrevendo meu livro num caderno. Não gosto de computador.