Título: Base critica tratamento dado pelo governo Lula
Autor: Gerson Camarotti e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 02/02/2005, O País, p. 8

O almoço de ontem na residência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), cujo objetivo principal era calcular os votos que hoje tem o candidato do PT à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), teve espaço para novas críticas e protestos de líderes e parlamentares aliados. Eles reclamaram do tratamento que vêm recebendo do Palácio do Planalto.

Novamente, queixaram-se da lentidão na liberação de emendas ao Orçamento e dificuldades até para marcar uma audiência com ministros. Essas queixas costumam ser mais freqüentes e intensas quando o Planalto precisa de votos no Congresso.

Até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi criticado. Os líderes aliados chegaram a compará-lo ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Disseram que, diferentemente de Lula, o tucano tinha um canal direto com os líderes da Câmara e do Senado. E tinha prazer em receber políticos para audiências exclusivas. Mesmo que nada prometesse.

Estiveram no almoço os ministros Aldo Rebelo (Articulação Política) e Eunício Oliveira (Comunicações), o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), além dos líderes de partidos na Câmara: José Múcio (PTB-PE), José Janene (PP-PR), José Borba (PMDB-PR), Arlindo Chináglia (PT-SP), e os deputados peemedebistas Henrique Eduardo Alves (RN), Jader Barbalho (PA) e Aníbal Gomes (CE).

¿ É preciso mudar o tratamento com os deputados. O governo não estaria enfrentando essa dificuldade em momentos como este se fizesse um trabalho preventivo. Houve muita reclamação ¿ disse Pedro Corrêa, presidente do PP, referindo-se à dificuldade de Greenhalgh para obter apoio da bancada do partido, onde não deverá obter nem metade dos votos.

Líder do PTB cobra presença de ministros

¿ Essas avaliações contribuem para reparar problemas de relacionamento da base com o governo ¿ disse o líder do PMDB, José Borba.

O líder do PTB, José Múcio, ironizou a mobilização do governo para pôr os parlamentares em Brasília na véspera da eleição na Câmara.

¿ A presença dos deputados, nós garantimos. Mas quero saber se os ministros estarão na quarta-feira de cinzas (para atender a base aliada) ¿ disse o líder petebista.

Entre os ministros mais criticados pelos parlamentares aliados no almoço estão o da Saúde, Humberto Costa, e o da Integração Nacional, Ciro Gomes. Aldo admitiu a dificuldade de relacionamento.

¿ Tem ministro que não retorna para deputados e viaja na quinta-feira à noite. Isso tem que mudar ¿ lamentou Aldo, segundo os deputados presentes.