Título: VARIG, TAM E GOL VÃO ACEITAR BILHETES DA VASP
Autor: Érica Ribeiro e Ronaldo D"Ercole
Fonte: O Globo, 29/01/2005, Economia, p. 29

Companhias aéreas começam a endossar as passagens hoje. Aeronautas vão pedir arresto de bens na Justiça

As companhias aéreas Varig, TAM e Gol vão aceitar o endosso de bilhetes de passageiros da Vasp a partir de hoje, atendendo a um pedido do Departamento de Aviação Civil (DAC). Os passageiros devem procurar uma das empresas para solicitar o endosso, que será feito de acordo com a disponibilidade de assentos nos aviões. A Vasp ainda não informou ao DAC o número de passageiros que compraram bilhetes e ficaram sem ter como viajar.

O DAC anunciou na quarta-feira a suspensão de todos os vôos da Vasp, que já estava com vários aviões parados por falta de peças.

A ajuda das concorrentes não invalida o reembolso aos clientes que desejarem ter o dinheiro de volta. No Rio, a informação nos balcões da Vasp é de que o ressarcimento só será feito em 40 dias. Mas em São Paulo a demora deve ser de pelo menos 70 dias, segundo funcionários da empresa no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. De acordo com a Vasp, o prazo legal é de 30 dias, mas pode se estender se o bilhete tiver sido comprado em agências de viagens.

Os passageiros devem se dirigir aos balcões da Vasp nos aeroportos, uma vez que é necessário assinar uma solicitação de reembolso. Aos consumidores que pagaram mas não chegaram a pegar o bilhete, basta apresentar o código da passagem (PTA). De acordo com a assessoria de imprensa da Vasp, já houve uma grande procura de clientes por informações sobre reembolso por telefone e nas lojas da companhia aérea.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas decidiu entrar com uma ação na Justiça na semana que vem para pedir o arresto dos bens da Vasp. Aguinaldo Souza, diretor da entidade, afirmou que os trabalhadores querem garantias de receber seus direitos caso seja decretada a falência da empresa. Os salários dos funcionários da Vasp estão atrasados desde outubro do ano passado, segundo Souza.

Até o início da noite de ontem a Vasp ainda não tinha solicitado ao DAC novas rotas e horários de vôo. Os aviões da frota comercial que estão parados desde que os vôos foram cancelados pelo DAC poderão ser utilizados no transporte de cargas. A movimentação da empresa de cargas da Vasp, a Vaspex, continua normal, segundo a companhia. (Com Globo Online)